– Por Christian Fuentes
Um grupo de alunos de Jornalismo da Universidade Rural, produziu, no último semestre, uma reportagem sobre o processo de adaptação de estudantes estrangeiros em universidades do Brasil. O trabalho, desenvolvido para a disciplina de Redação Jornalística, ministrada pela professora Tatiana Lima (DLC), conta a experiência de uma jovem africana e outra paraguaia em solo brasileiro.
A matéria, escrita pelos alunos Roberto Júnior, Laryssa Baião e Ana Carla Longo, teve como principal objetivo mostrar a experiência de jovens estrangeiras ao escolherem o Brasil como centro de estudos acadêmicos e seu novo lar. O tema surgiu, de acordo com Laryssa, para mostrar a história de pessoas que desejam estudar no nosso país, fazendo uma contraposição às histórias das pessoas que desejam sair do Brasil para estudar fora. A jovem também fala sobre o papel que a Rural exerce quando se fala em mudanças na vida do estudante.
“Eu confesso que às vezes pode dar um pouquinho de medo a gente ter que sair da nossa zona de conforto e ir para outro lugar. A Rural meio que faz isso com a gente porque a gente acaba saindo de casa e tendo que ir morar lá, mas é uma coisa bem pertinho de casa, um lugar que fala o mesmo idioma“, completou Laryssa.
A reportagem pode ser encontrada através do link: “Sem Fronteiras para Aprender”.
“Resistência e Saudade”: reportagem indica que Feira de São Cristóvão tem futuro incerto